Este livro assume como preocupação central o percurso e os possíveis trajetos futuros da Educação de Adultos, a partir da conjuntura histórica e sociocultural que pauta a atualidade. Tendo como pano de fundo a heterogeneidade conceptual, epistemológica e interventiva da Educação de Adultos, é retratada a sua situação, não apenas à escala global, mas sobretudo no contexto português, numa análise pluriperspetivada, a partir de enfoques teóricos, históricos e estatísticos. A articulação das diferentes vias de análise reiterou os já conhecidos défices educacionais da população adulta, sublinhando a necessidade de estimulação do envolvimento dos portugueses em atividades de aprendizagem, ultrapassando a função instrumental da educação, direcionada à produtividade e ao mundo do trabalho, que de resto, é consonante com o fenómeno observado no mundo ocidental, e apostando na promoção das aprendi-zagens numa perspetiva de desenvolvimento integral e holístico na vida adulta. As intervenções comunitárias, de caráter local apresentam-se com potencialidades para a promoção da participação dos adultos em atividades de aprendizagem, sobretudo para aqueles que se encontram em risco de exclusão sociocultural.