Passados mais de 4 anos desde a 1.ª edição sentimos a necessidade, não só de actualizar os conteúdos, como também de alargar e alterar de forma substancial a estrutura do livro. Assim, esta segunda edição constituiu uma versão completamente nova do livro. O livro encontra-se agora estruturado em 16 capítulos, agrupados em 4 partes:
I — Sistema Financeiro, Moeda e Finanças
II — Mercados e Instrumentos Financeiros
III — Intermediação Financeira, Crises e Regulação
IV — Teoria e Política Monetária.
As motivações e os objectivos que tinham presidido à elaboração da primeira edição mantêm-se válidos: há uma grande vantagem em dispor de uma obra em português que aborde mais intencionalmente a realidade nacional e da área euro e seja um instrumento de trabalho mais acessível a alunos das áreas da Economia, Gestão e Finanças, bem como a economistas em geral que queiram ter acesso a uma abordagem actual e documentada daqueles temas.
Esta segunda edição continua assim a procurar, por um lado, fazer uma síntese dos principais conceitos, teorias e resultados associados à Economia Monetária e Financeira e, simultaneamente apresentar um leque variado de exercícios práticos.
«Este livro combina tópicos fundamentais de economia monetária e financeira, cobrindo as questões teóricas e conceptuais, os aspetos operacionais mais relevantes do funcionamento dos mercados financeiros e a vertente institucional e das políticas. Trata-se, por isso, de um manual
completo e abrangente, cuja atualidade é indiscutível.
É um texto didático, de extrema utilidade para alunos dos cursos das licenciaturas em Economia, Gestão, Finanças e outras áreas conexas, bem como para os economistas em geral que procurem uma melhor compreensão dos mecanismos de funcionamento do sistema financeiro.»
Carlos Costa,
in Prefácio