Luis Mira Amaral explica neste livro, numa linguagem simples e objectiva, as raízes da crise com os desequilíbrios macroeconómicos à escala global, a desregulação do sistema financeiro americano, a securitização e a criação do sector bancário-sombra e aponta as consequências politicas em termos do binómio Estado-mercado e a digressão pela Teoria Económica.
O livro entra ainda pelas politicas anti-crise dos governos e dos Bancos Centrais e suas políticas monetárias não convencionais, e as dificuldades no abandono dessas politicas no pós-crise. A salvação dos bancos pelos poderes públicos e as consequências para a economia real da crise financeira são também escalpelizadas pelo autor que faz ainda uma reflexão sobre o futuro da banca e dos seus modelos de negócio, sobre as questões levantadas pelas Normas Internacionais de Contabilidade e sobre o funcionamento das Agencias de Rating, sem esquecer a reformulação da regulação e supervisão financeira na UE e nos EUA.
O futuro da Zona Euro e as suas consequências para Portugal, os cenários de evolução da economia mundial no séc. XXI, o novo modelo económico, as novas tendências tecnológicas e os ajustamentos no Modelo Social Europeu forçado pela globalização, em que o autor acredita, são também explicadas ao pormenor.
Mira Amaral, com esta obra, produziu a nível nacional e internacional, o primeiro trabalho de fundo construido numa lógica de futuro e de pós-crise.