O FERVE - Fartos/as d'Estes Recibos Verdes - é um colectivo nascido há dois anos, que tem lutado contra a precariedade e o falso trabalho autónomo. Tem encabeçado um percurso importante, de visivilização, de denúncia e de dinamização de muitas lutas, cuja persistência tem trazido para a praça pública a discussão sobre esta condição laboral, que atinge em Portugal cerca de 900 mil pessoas.
Este livro constitui o testemunho dessa condição e dessa experiência de luta. Mas é mais do que isso. É um livro de reflexão, que conta com o contributo de investigadores e jornalistas. É um livro de intervenção artística, que convocou a criatividade de ilustradores e escritores para o combate à precariedade. É um livro activista, que cruza as experiências de intervenção dos movimentos contra a precariedade e do movimento sindical e põe os seus protagonistas em diálogo e em comunicação.
Com testemunhos de «vidas precárias» feitos na primeira pessoa e reflexões de activistas, este é um livro a ferver, que junta a urgência da revolta à da reflexão e que conta com as contriuições de Manuel Carvalho da Silva, Elísio Estanque e José Castro Caldas, entre outros.