"... Tornava-se, portanto, fundamental conhecer o discurso e os discursos de Salazar, analisá-los um a um, ligá-los às efemérides, aos momentos de glória e às crises e até aos momentos dramáticos do "orgulhosamente sós", perceber a sua lógica, da sua razão e do sentimento.
Eles são, no fundo, o modelo de governar de Salazar, constituem uma verdadeira amostragem do sistema de ideias e de estratégias do Estado Novo."
O enorme conjunto de alocuções por Oliveira Salazar é, por certo, um elemento de importância capital para quem pretende compreender a vigência do regime salazarista.
As palavras de Salazar, fruto do momento e/ou intenção com que foram pronunciadas, assumem um papel fundamental na arquitectura do Estado Novo.
Os discursos de Salazar foram a forma por ele privilegiada para transmitir as suas ideias, acompanhando-o ao longo de todo o seu percurso político."
É possível afirmar que nas intervenções políticas de Oliveira Salazar, para além de localizarmos o discurso dogmático do regime, percebemos que este é caracterizado por grande maleabilidade e capacidade de adaptação.