O papel da Contabilidade Analítica e de Gestão tem vindo a ser questionado por certos intervenientes do mundo da informação contabilística. Na verdade, o desenvolvimento das actividades ligadas ao cumprimento dos objectivos a atingir por parte dos gestores das organizações lucrativas e não lucrativas continua a suscitar informações não imediatamente disponíveis pela contabilidade financeira cuja perspectiva de análise não coincide com a da contabilidade analítica e de gestão.
De facto, para além dos problemas ligados à mensuração de certos elementos que integram as demonstrações do relato financeiro, a informação vocacionada para a tomada de decisões operacionais não constitui a prioridade daquela contabilidade financeira que está crescentemente concentrada nos aspectos normativos relacionados com o relato da posição financeira e dos factos ocorridos nas entidades do mundo empresarial.
No entanto, tais modelos normativos não explicam nem fundamentam a razão de ser de certas informações contabilísticas suscitadas pela análise do desempenho empresarial que utiliza conceitos de índole económica não adoptados pela actual contabilidade. Daí que se imponha manter as análises características da contabilidade analítica e de gestão, objecto primordial da presente publicação.
Esta edição contem as alterações decorrentes do SNC, e procede a uma revisão e reformulação de certas matérias que fazem parte dos programas dos exames promovidos pelas entidades reguladoras da profissão de técnico oficial de contas e de revisor oficial de contas. Contou ainda com a colaboração muito útil da Priscilla Fialho na revisão dos cálculos dos exercícios e casos práticos de aplicação.