Apresentamos um dicionário com todas as personagens do teatro vicentino, no qual fizemos o inventário de todas as figuras, explicando com quem contracenam, citando as falas mais relevantes e analisando a simbologia dos nomes, de entre outros aspectos. Desejamos evidenciar as figuras que contribuíram para a nossa memória colectiva, personagens históricas ou lendárias, que ainda hoje enchem os nossos palcos. Gil Vicente, conhecedor do teatro europeu e da iconografia da época, tanto em relação às artes plásticas como à literatura, encontra-se próximo do mundo do Norte, de Brueghel e de Bosch. O teatro vicentino seguiu um calendário preciso, seguindo rituais anuais, do folclore e da liturgia, a par das festas da corte. O dualismo encontra-se muito presente, como a luta entre o Bem e o Mal, os amores desiguais, o Inverno e o Verão, nomeadamente entre o Carnaval e a Quaresma. Esperamos que este dicionário nos ajude a compreender melhor o teatro vicentino.
Seguimos principalmente a transcrição de José Camões publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, mas outras edições foram igualmente consultadas.