O dicionário, reunindo de forma concisa, mas exacta uma grande quantidade de informação, é um instrumento precioso da divulgação e da investigação histórica.
Nesta obra, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão propõe-se tornar acessível ao grande público, de forma precisa mas detalhada, a história dos descobrimentos marítimos até ao séc. XIX.
Não se restringue, portanto, aos descobrimentos portugueses, mas abrange toda a espantosa história da evolução das fronteiras do mundo, da descoberta de oceanos, continentes, ilhas e pólos, das viagens de descobertas até às viagens comerciais e às expedições científicas.
Este dicionário divide-se em cinco categorias temáticas, embora esteja apresentado em ordem alfabética: termos técnicos de navegação; nomes de personagens históricas mais relevantes; instrumentos astronómicos e náuticos; toponímias; obras e tratados sobre os descobrimentos e a navegação.
As informações aqui presentes servirão como referência a especialistas e estudantes, mas também a leitores mais curiosos sobre a história da expansão e das descobertas.