Este é um livro prático. Interessa a médicos e enfermeiros, a religiosos e a não religiosos. Interessa sobretudo às famílias e aos seus doentes. Um livro sobre a situação social e psíquica do doente no hospital: que conforto se pode encontrar para o problema do sofrimento.
«Tenho diante de mim um livro carregado de humanidade, de sabedoria, de comunhão inteira e sentida com o doente. […] É muito complexa a entrada – estada num hospital, logo porque o doente se sente num mundo outro, totalmente diferente do seu, perde o nome e ganha um número, é revestido de novo vestuário, ganha nova vizinhança, numa palavra, vê-se marcado pela dor da perda da própria identidade.»
D. MANUEL MARTINS, Bispo emérito de Setúbal
«A espiritualidade é frequentemente uma emergência no contexto da doença e do sofrimento. Neste sentido, os cuidados espirituais são cuidados de saúde. Ao responder às grandes inquietações da alma, às perguntas essenciais sobre a vida e o seu sentido, a espiritualidade contribui para a saúde física e mental, para o bem-estar dos doentes, para a esperança, para a qualidade de vida.»
FERNANDO SAMPAIO, Coordenador Nacional de Capelães e Assistentes Espirituais