A gestão de comunicação de crises é uma actividade integrada que se deve iniciar muito antes de qualquer crise atingir uma organização. Os fenómenos que lhes dão origem são, por definição, complexos e por essa razão a resposta que lhe tem que ser dada envolve uma pluridade de disciplinas e uma equipa com múltiplas competências cognitivas e emocionais. Não se esgotando na elaboração de planos de contingência, uma pormenorizada auditoria, análise, preparação e prevenção muito contribuem para que o despoletar de uma crise se transforme de ameaça em oportunidade e deixe de ser vista inexoravelmente como o início do fim.
Sendo uma disciplina recente, sobre Gestão de Comunicação de Crises, muito se tem dito, muito se tem discutido mas pouco se tem sido escrito. A presente obra, que pretende colmatar essa lacuna, junta numa só publicação os contributos de vários especialistas que se têm vindo a debruçar sobre estas matérias. Depois de na primeira parte apresentar uma visão enquadradora sobre a gestão da comunicação de crises, apresenta, na segunda parte, diversos casos práticos (Coca-Cola Bélgica, Entre-os-Rios Portugal, etc.) que contemplam cronologias sobre os acontecimentos, análise das circunstâncias e reflexões sobre os desenvolvimentos verificados.