Este trabalho pretende ir ao encontro de três preocupações muito comuns dos professores de Português quando querem activar a imaginação dos seus alunos, tendo em vista a criatividade: Como gerir a coexistência de «bons e maus alunos» numa mesma turma com a produção criativa de textos narrativos? Deve continuar-se com os temas mais «clássicos» ou aventurar-se para composições mais originais? Ou criar uma interacção entre ambos? Como abordar o texto poético de forma a cativar esses alunos tão diferentes? Como provocar «uma lufada de ar fresco» na área de projecto, de modo a esbater desmotivações causadas por uma falta de renovação temática? Estas preocupações só se desvanecerão praticando, exercitando frequentemente a Escrita. Nesse sentido, poderão ser encontradas neste livro uma gama de opções tanto para o professor na preparação das suas aulas como para os alunos se quiserem praticar por iniciativa própria. Teresa Guedes é professora efectiva do 2.º ciclo do Ensino Básico. Tem orientado acções de formação para professores e dinamizado ateliers de poesia para alunos. É autora de vários livros. Na Caminho publicou já Composição — Oh, Não!