As crianças cristal são a nova geração que surge após as crianças índigo. Vão aproximadamente da idade de recém-nascidas até aos 5 anos, embora algumas crianças da primeiríssima vaga possam ir mesmo até aos 7 anos de idade. Estas crianças são, tal como as crianças índigo, altamente sensitivas e com poderes psíquicos, mas sem o lado negro e a energia um tanto destrutiva.
As crianças cristal são belas, interior e exteriormente; basta olhá-las nos olhos para aí perceber o amor divino e a sabedoria. As suas auras são brilhantes, radiantes e opalescentes — parecem brilhar do interior. Falam acerca de vidas anteriores, de galáxias distantes e de intuições profundas relativamente a paz e amor.
Este livro cobre muitas questões que afectam estas crianças especiais (como a capacidade de curar, a ligação à natureza, os hábitos alimentares, etc.) e inclui igualmente entrevistas com as próprias crianças cristal e os seus pais e professores. Indica maneiras de manter estas crianças felizes e saudáveis, e ensina a evitar as armadilhas onde os seus dons especiais poderiam degradar-se.