O que é, afinal, a inovação?
Quais os factores distintivos das organizações inovadoras?
Quais os processos sociais que impulsionam a inovação em contexto de trabalho?
Que práticas de gestão de recursos humanos orientam a inovação em empresas de base-tecnológica?
Este livro, para além de se apresentar como um Manual de Inovação, ilustra também um pouco da História da Inovação em Portugal, via os casos descritos. As organizações seleccionadas representam três décadas da História da Inovação em Portugal:
- na Década de 80 nasceu uma empresa que foi a primeira a exportar software totalmente made in Portugal, no domínio da inteligência artificial/investigação operacional, - um marco histórico e incontornável, quando se fala de inovação em Portugal;
- na Década de 90 surgiu uma outra empresa portuguesa, na área do licenciamento tecnológico para produtos electrónicos de grande consumo, estando classificada algumas vezes entre as 500 empresas europeias que mais cresceram (nomeadamente entre os anos 2002 e 2003) e a sua venda a uma multinacional americana fez correr muita tinta na imprensa, sendo apelidada de o maior negócio de sempre em Portugal;
- nos Anos 2000, quando o nicho de mercado das tecnologias atingiu o seu auge, contribuindo para que a balança tecnológica fosse, pela primeira vez, positiva, dois casos marcaram o percurso do desenvolvimento da inovação tecnológica: uma empresa na área dos multimédia e da publicidade interactiva, com extrema mediatização e impacto (inter)nacional, - tendo sido conotada como uma das empresas mais inovadoras ao nível mundial; outra (de natureza associativa), pelo sucesso da ligação de uma universidade ao tecido empresarial, resultando num pioneiro projecto - a Casa do Futuro.
Estes casos são o reflexo de muitos outros que, entretanto, foram surgindo em Portugal, e que nos identificam como país inovador. É feito aqui um esforço para circunscrever a identidade e os traços tipo da organização inovadora Portuguesa de BT, aliando a teoria à prática, através dos testemunhos concretos de projectos organizacionais de sucesso. Por todas estas razões, este livro é dirigido a quem se interessam por compreender um fenómeno tão complexo que é a inovação, e sobre o papel das pessoas na sua materialização.