A preocupação pela construção do conhecimento no ensino, a transformação do mesmo em conhecimento profissional dos professores - os processos, conteúdos e contextos da sua aprendizagem - e, em particular, a reivindicação do conhecimento gerado pelos professores através da análise da sua prática foram, nas últimas décadas, questões-chave da investigação didática. A evolução que se verificou na investigação sobre o ensino, desde o interesse pelos comportamentos dos professores (a atuação na aula) ao interesse pelos conhecimentos, crenças, sentimentos, emoções, que acompanham a sua atividade profissional, tornou prioritárias estas questões. Daí a necessidade de examinar, de novo, as relações entre a investigação sobre o ensino e a formação do professorado. Este livro estrutura-se em três capítulos que tratam de:
1) A evolução do valor do conhecimento no campo da formação do professorado;
2) a sua reivindicação no campo da profissão docente; e,
3) a sua consideração como objeto de estudo.
A atividade dos professores não tem o mistério que rodeia aqueles profissionais que não vimos trabalhar tantas vezes como vimos os professores quando fomos alunos. Esta peculiaridade do ensino pode atuar como um obstáculo epistemológico tanto para a construção de conhecimento quanto para o reconhecimento do saber profissional de professores. Permitir esse reconhecimento é, também, a intenção deste trabalho.