Hoje em dia, a psicologia social é um domínio de estudos que propõe conceitos, teorias e métodos, isto é, um quadro científico para analisar diferentes fenómenos e aspectos relacionais da vida social. Este livro pretende ser, antes de mais, um manual de ensino que comporta exposições didácticas sobre os diversos conceitos e processos abordados. Um ensino introdutório em psicologia social, baseado no estudo dos conceitos fundamentais desta disciplina, assenta numa escolha pedagógica: o cuidado em propor aos leitores um repertório de base que lhes forneça uma primeira grelha de leitura para compreenderem os principais fenómenos sociais. É concebido com a finalidade de apresentar as aquisições teóricas mais reconhecidas, mostrando os tipos de questionamento e os modelos de análise a partir das experiências e das investigações mais marcantes. A presente obra destina-se privilegiadamente aos estudantes universitários de psicologia social, mas também, de um modo mais lato, aos estudantes das licenciaturas em ciências humanas e sociais. Além disso, destina-se a todos aqueles que se formam ou se preocupam com algum domínio da psicologia social e desejam compreender melhor certos mecanismos da vida social: educadores, assistentes sociais, psicólogos clínicos, formadores. É por isso que a estrutura geral da obra comporta um capítulo introdutório sobre a psicologia social, para situar o quadro geral desta disciplina. Cada um dos cinco capítulos seguintes incide sobre um conceito importante: a relação social, a influência social, a representação social, a cognição social, a identidade social. Cada conceito é apresentado a partir de três esclarecimentos distintos: os principais aspectos do conceito, as suas modalidades de expressão e as teorias que o explicam. Cada capítulo termina com uma conclusão que retoma os pontos-chave abordados no capítulo e apresenta uma definição das principais noções utilizadas. O procedimento pedagógico que está na base desta obra permite, assim, uma verdadeira entrada na matéria e pode, desta forma, facilitar o trabalho pessoal dos leitores.