Esta obra é acima de tudo uma ferramenta didática que pretende dar apoio aos alunos de pré-graduação no estudo do comportamento mecânico dos materiais. Todas as classes de materiais (metais, polímeros, cerâmicos e compósitos) são abordadas, relacionando para cada uma delas a estrutura com as propriedades mecânicas.
Este livro está organizado em sete partes: Parte A – Deformação elástica, Parte B – Diagramas de fases, Parte C – Deformação plástica, Parte D – Mecânica da fratura e fadiga, Parte E – Fluência, Parte F – Atrito e desgaste e Parte G – Oxidação e corrosão.
No projeto de um componente feito de um determinado material, é preciso evitar que o material atinja um valor crítico de uma determinada propriedade que possa levar à sua rotura. As várias partes deste livro descrevem assim os principais modos de rotura: por falta de rigidez, por deformação plástica excessiva, por rotura frágil, por acumulação de dano em ciclos repetidos de tensão (fadiga), por uma acumulação de deformação excessiva a elevadas temperaturas (fluência), por desgaste e por ataque químico (corrosão). A parte que trata os diagramas de fases não está relacionada com uma propriedade mecânica mas é fundamental para compreender mecanismos que permitem alterar a resistência de ligas metálicas. Para cada propriedade, descrevem-se os métodos de ensaio, os mecanismos teóricos que explicam o comportamento do material, os métodos para melhorar o seu comportamento, e como projetar e selecionar um material.