Livraria do Bairro - COMPETENCIAS E SOCIOCONSTRUTIVISMO - (Philippe Jonnaert)
Dados do Livro
Competencias E Socioconstrutivismo
  • Titulo:

    COMPETENCIAS E SOCIOCONSTRUTIVISMO

  • Autor:

  • Editora:

    Instituto Piaget

  • Coleção:

    Horizontes Pedagogicos nº 161

  • ISBN:

    978-989-659-100-7

  • Tema:

    Educação / Puericultura

  • Sinopse:

    Esta obra evidencia a necessidade de um programa de estudos não se referir apenas a um único paradigma epistemológico de construção do conhecimento. Pretende clarificar os conceitos de construtivismo e competência e demonstra que, nas novas perspetivas curriculares, se devem construir laços entre estes dois conceitos que efetivamente não são, de modo algum, incompatíveis.

    O conceito de competência não é incompatível com um paradigma socioconstrutivista de construção e desenvolvimento de conhecimentos e competências, os quais se constroem em interação estreita e são temporariamente viáveis em situação. Para além do seu caráter mais global que os conhecimentos, uma vez que as competências recorreram a outras fontes fora dos conhecimentos, uma competência, numa perspetiva socioconstrutivista, é construída, situada, reflexiva e, temporariamente, viável.

    Para além desta quádrupla caracterização, a competência preenche as seguintes funções específicas: mobilizar e coordenar uma série de recursos diferentes, cognitivos, afetivos, sociais, contextuais, etc.; tratar com sucesso as diferentes tarefas que solicita uma dada si-tuação e verificar a pertinência socialdos resultados dos tratamentos realizados nesta situação. Em contexto escolar, será isto possível? Como criar situações que possam ser fonte e critério de conhecimentos e de competências para os alunos? Sem dúvida alguma, este é o grande desafio lançado pela conceção dos novosprogramas do presente. Este livro é destinado a professores e estudantes de qualquer área e níveis educativos, investigadores, engenharia do curriculum, formadores e a todos os que se interessam pela educação.

Sugestões