Ser treinador é uma aventura, um desafio mas quando se deseja ser excelente e se trabalha para isso é necessário existir um foco no todo e não só nas competências técnicas. Assim fazem os melhores e assim é a minha perspectiva, baseada em experiências, estudos e exemplos, daquilo que um treinador deve ter para ser um treinador de excelência. Para ser um treinador bem-sucedido. Para que deixe marcas nos seus atletas. Para que todos se lembrem dele para o resto da sua carreira desportiva, profissional ou amadora. Possivelmente será uma perspectiva comum a muitos, quer sejam treinadores profissionais de alta competição, quer sejam amadores ou aspirantes a treinador, de um grande clube ou de um escalão de formação numa pequena associação desportiva.
Fruto da minha experiência como atleta de várias modalidades diferentes, dirigente e treinador, duma alargada pesquisa, do relacionamento com muitos outros treinadores, atletas, dirigentes, ao longo de 25 anos e do acumular de muitos anos de observação, com um grande alinhamento dos conteúdos com conceitos do Coaching e da Programação Neurolinguística, esta obra tem como foco as competências comportamentais chave e é suportada pelo pressuposto de que as bases da actividade de um treinador são a Liderança, a Comunicação e as Relações Interpessoais.
Para atingir a excelência é necessário dirigir o foco para estas três dimensões, não menosprezando no entanto as competências técnicas adquiridas. Isto será só o ponto de partida de um caminho a fazer, em direcção a grandes conquistas.