O cardeal José Saraiva Martins, há sete anos Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, foi a autoridade escolhida pela Igreja para os longos processos que antecedem a proclamação de um beato ou de um santo. Recorrendo a recordações pessoais, episódios e curiosidades, José Saraiva Martins revela como e porquê um cristão é elevado à honra dos altares, quanto tempo é decorre e quais as virtudes e os milagres necessários.
E, ao descrever os aspectos mais secretos e desconhecidos dos processos de canonização, mostra porque é que, nas causas, se presta sempre grande atenção aos “aspectos obscuros” dos candidatos, por que motivo até agora poucos leigos foram feitos santos, quais as misteriosas, e por vezes incríveis, razões que explicam que haja causas paradas há tanto tempo.
No seu relato, vivo e cativante, encontramos resposta para as inúmeras perguntas sobre as figuras mais caras à devoção popular, mas também sobre as menos conhecidas dos fiéis e que encontraram também o seu espaço na multidão de santos e beatos que povoam o Paraíso.