«Qualquer escola tem a capacidade de funcionar com um elevado nível de qualidade desde que esteja disposta a implementar o que se sabe sobre a eficácia na educação. Neste livro, Marzano faz uma síntese dessa investigação, proporcionando uma visão clara e sem paralelo sobre a natureza da educação.
Como podem as escolas estabelecer objectivos académicos que não subestimem as potencialidades dos alunos?
Em que medida o corporativismo e o desenvolvimento profissional do corpo docente são decisivos?
Dadas as exigências do currículo actual, têm todos os alunos oportunidades iguais para aprender? Currículo nuclear e único versus currículo localmente organizado – há espaço para uma redefinição?
Que tipos de envolvimento parental e da comunidade fazem, realmente, a diferença?
Que estratégias educativas, efectivamente, funcionam?
Qual a influência de um só professor nos alunos?
Como podem os professores gerir as situações de aula, de modo a promoverem um clima positivo no que se refere às relações professor-aluno?
Como podem os professores estruturar o currículo, de modo a melhor estruturarem e darem andamento aos conteúdos? Podem os professores, realmente, contrariar as influências de um ambiente familiar negativo?
Como pode a compreensão e conhecimento das teorias da motivação ajudar alunos e professores a ultrapassar os obstáculos ao nível da aprendizagem?
Que estratégias específicas de aprendizagem podem contribuir para melhorar a inteligência aprendida e os conhecimentos prévios?»