O endividamento é um problema que afeta a generalidade dos portugueses, dos europeus e das pessoas do mundo dito "desenvolvido". As suas causas são diversas, mas adquirem uma especificidade própria na sociedade em que vivemos, que se caracteriza, entre outras coisas, por ser uma sociedade de consumo que procura o prazer imediato e em que é fácil o acesso ao crédito. As dívidas depressa se tornam uma prisão e verificam-se em todos os estratos sociais e em todos os níveis de educação.
Seja como for, os problemas de endividamento, por mais graves que sejam, podem ter soluções. Umas são mais simples, outras mais complexas e morosas. O que todas exigem é uma boa dose de motivação e persistência.
«Neste livro, partilhamos um pouco da nossa experiência nesta matéria. Sugerimos que o leia com calma e que partilhe os seus conteúdos em casa, pois uma solução duradoura depende do envolvimento dos vários membros do agregado familiar. Longe de pretendermos mostrar soluções fechadas ou universais, queremos fazê-lo refletir, para que seja possível transformar a sua vida financeira. Só assim poderá ter uma verdadeira independência face aos credores e, deste modo, uma vida muito mais tranquila e focada no essencial».