Com a publicação deste V volume, da colecção "Os Comboios em Portugal", chegámos ao término da «Linha».
No decorrer deste longo trabalho, que se iniciou, no I volume, com uma breve apresentação da história do início dos Caminhos-de-Ferro, cada umas das linhas projectadas ou construídas é tratada nas suas mais diversas vertentes: construcção, percurso e paisagem envolvente, não esquecendo as Secções Museológicas, espalhadas ao longo dos seus percursos, bem como dados de vária ordem acerca das obras de arte ferroviária - onde se destacam as pontes, os túneis e as estações - e acerca de alguns locais e monumentos que merecem maior destaque nas área em seu redor.
Do material circulante, destacámos desde as primeiras locomotivas a vapor até às modernas automotoras eléctricas; os eléctricosm desde o século XIX; os elevadores; e as modernas composições do novo transporte urbano - o metro.
Nos volumes anteriores havíamos criado separadores, com diversas personalidades que viajaram de comboio ou com algumas das medalhas comemorativas. Neste volume, demso especial importância às pontes e aos painéis de azulejos.
Quanto ao futuro, pouco sabemos, mas incluímos neste volume o que temos acerca do TGV, que embora ainda não tenha passado do papel ou, se quisermos, da antevisão em maqueta, é já uma realidade em diversos países da Europa.
Fazendo parte do imaginário de várias gerações, muito desse património encontra-se em avançado estado de degradação, e é através de colecções como esta que podemos revelar às gerações futuras o quão importante foi, é e será o «cavalo de ferro» na vida do nosso país.