O colesterol é um componente indispensável ao corpo humano, uma vez que protege as células graças à construção de membranas. Aliás, ele constitui 3% do peso do nosso cérebro. Mas também contribui para o fabrico da vitamina D, essencial para a fixação do cálcio na nossa estrutura óssea. Fundamental para a protecção das fibras nervosas, precursor das hormonas esteróides (como as hormonas sexuais)… e fulcral para a bílis no processo da digestão, o colesterol é um constituinte por demais importante para a nossa saúde.
Infelizmente, cabe-nos informá-lo de que existe o colesterol mau (LDL) e o colesterol bom (HDL).
Assim, o excesso de colesterol causa aterosclerose, com todas as consequências e graves riscos que daí advêm: enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral, embolia e arterite. Para que o leitor possa combater este mal do século XXI, o autor aponta as quatro principais causas de aumento do risco de padecer de doenças cardiovasculares: o tabaco, os diabetes, a hipertensão e um nível elevado da taxa de colesterol.
Os conselhos aqui apresentados são práticos e precisos:
- seleccionar as boas gorduras;
- abusar do peixe;
- aumentar a absorção das fibras oferecidas pelos cereais, os frutos e os legumes;
- evitar os alimentos ricos em colesterol;
- levar uma vida saudável;
- tomar medicamentos tão-somente quando o seu médico o indicar e quando for imprescindível.
A autora dedica, ainda, um capítulo às receitas anticolesterol: são ideias simples, práticas e saudáveis!
Em suma: é indubitavelmente uma obra clara, acessível, prática e, sobretudo, indispensável… pois o colesterol é um mal a combater.
Eis o nosso conselho e a nossa proposta: diga não ao colesterol e agarre definitivamente as rédeas da sua saúde!