Raymond Aron é o autor da obra mais importante até hoje publicada sobre o pensamento de Clausewitz, a saber: Penser la Guerre ― Clausewitz. Verdadeiro monumento de virtuosismo na análise do fascinante sistema conceptual clausewitziano, esta obra, extensa e complexa, exige da parte do leitor, mesmo que admirador de Clausewitz, uma disponibilidade que estará ao alcance de poucos.
Em contrapartida, o livro que a Esfera do Caos se orgulha de dar à estampa ― colectânea de textos que Aron escreveu entre 1972 e 1980 ― tem a dupla vantagem da clareza e da síntese: encontramos aqui resumidas ao essencial, numa linguagem cativante, as ideias que se apresentam desenvolvidamente no Penser la Guerre.
Para além das vertentes fundamentais do pensamento de Clausewitz ― acerca da guerra, da política e da estratégia ―, este livro oferece-nos uma interpretação brilhante dos principais conflitos da segunda metade do século XX ― crise de Cuba, guerra israelo-árabe, equilíbrio do terror e dissuasão, guerra da Coreia… ― à luz do método clausewitziano. Como só Raymond Aron conseguiria fazer!