Uma viagem até à moderna ciência do Universo.
A ciência, como actividade humana socialmente relevante, é relativamente recente.
Contudo, a cosmologia, como visão do Universo ligada a construções mágicas e religiosas, é bem mais antiga. Neste livro, a abordagem da ciência entra pelo campo da cosmologia, para a moderna ciência do Universo.
O Universo teve um princípio? Terá um fim? O que se passou desde o início? Como se formou a matéria que hoje vemos? O Universo é infinito ou finito? O que vemos quando olhamos para grandes distâncias? Existirão outros Universos? De início, as respostas foram lendas e mitos, alguns dos quais remontarão à pré-história. Na Antiguidade Grega começou a procura da racionalidade. Mas foi com a Revolução Científica, no século XVII, que passámos a ter um conhecimento ao mesmo tempo empírico e matemático. E no século XX surgiu a moderna cosmologia.
Este livro conduz-nos, com sabedoria e mestria, numa maravilhosa viagem à história do nosso conhecimento do Cosmos. Com este livro, Jorge Dias de Deus pretende mostrar de que modo uma cosmologia sem ciência evoluiu para uma cosmologia científica.