As memórias de Che Guevara que constituem esta edição abarcam os dois anos que durou a epopeia da Sierra Maestra, desde o desembarque do iate Granma, no dia 2 de Dezembro de 1956, até à queda do ditador Fulgencio Batista, a 1 de Janeiro de 1959.
Episódio após episódio, desenha-se um cenário movimentado e realista, frequentemente dramático, da experiência da guerrilha cubana e do processo através do qual o exército revolucionário conseguiu alcançar uma vitória improvável.
De uma perspectiva individual, a fluência expressiva de Che Guevara - certamente resultado de uma formação cultural muito acima dos padrões médios da época – contribui para desvendar os traços da sua personalidade. Assim, os relatos dão a conhecer uma parte central da sua história de vida, desde que era ainda um médico argentino, empenhado mas inexperiente, até assumir maior protagonismo político e militar e se tornar no mais célebre revolucionário do mundo.
Sendo um registo individual e mantendo-se fiel ao princípio de descrever apenas os episódios em que participou directamente, os Relatos da Revolução Cubana são um documento de inquestionável valor histórico.