Acha que a matemática é um assunto árido, encerrado, e cuja utilização é hoje sobretudo como instrumento de tortura para alunos?
Desengane-se! A matemática é acima de tudo uma extraordinária aventura intelectual – empolgante, dinâmica, fervilhante de ideias e em permanente construção. Há hoje mais matemáticos activos do que em toda a História da Humanidade no seu conjunto. A matemática vive hoje uma verdadeira Idade do Ouro.
Como é que funciona o Google? Como é que uma megacolaboração global por meio de um blogue conseguiu demonstrar um resultado matemático? Como é que um resultado abstruso em teoria de grupos pode inspirar um físico a explicar o universo nos intervalos em que não faz surf no Hawai? Qual é a melhor altura para deixar de procurar a mulher dos seus sonhos e assentar? É possível organizar um conjunto de casamentos por forma a que ninguém tenha (pelo menos racionalmente!) tentações de casos extra-matrimoniais? Qual foi a verdadeira contribuição da matemática para a crise financeira que vivemos?
Estes são alguns exemplos das questões abordadas neste livro que, em dúzia e meia de curtos ensaios, explica de uma forma divertida mas rigorosa como é que uma abordagem matemática ao mundo enriquece a nossa compreensão do seu funcionamento – e, mais geralmente, da Vida, do Universo e de Tudo o Resto.