O conhecimento tornou-se o factor mais importante na vida económica. É o principal ingrediente daquilo que compramos e vendemos, a matéria prima com que trabalhamos. O Capital Intelectual — não os recursos naturais, as máquinas, ou mesmo o capital financeiro — é o activo indispensável das organizações.
Capital Intelectual é um livro fundamental, de perspectivas visionárias, mas, e ao mesmo tempo, prático e de aplicação imediata. Apresenta novas maneiras de olhar para aquilo que as empresas fazem e o modo de gerir e intervir nesta nova realidade. É o primeiro livro a mostrar como transformar o conhecimento não mapeado das organizações na sua mais competitiva arma. Explica e demonstra como identificar e potenciar o valor dos activos escondidos; como encontra-los no talento das pessoas da empresa, na fidelidade dos seus clientes e no conhecimento colectivo ancorado na cultura, sistemas e processos da organização.
Deslumbrante na sua capacidade para expôr os princípios da revolução económica que estamos a viver, Capital Intelectual rompe com as retóricas vagas e indefinidas dos «paradigmas da mudança» para descrever a forma com realmente funciona a economia da era da informação — e como fazê-la funcionar para si e para os seus negócios. Neste livro você aprenderá:
— a descobrir e cartografar o capital humano, o capital estrutural e o capital do cliente que juntos corporizam os cativos do conhecimento da organização
— o modo como as empresas de sucesso gerem o seu capital intelectual para melhorar o seu desempenho
— como o fluir da informação tem mais impacto nos lucros que a movimentação de bens
— como pode o capital intelectual libertar recursos financeiros para aumentar drasticamente a rentabilidade
— como a assumpção do «trabalhador do conhecimento» conduz a novos princípios na gestão de pessoas
— como colaborar com os clientes para criar riqueza conjuntamente
— como a economia do conhecimento o afecta a si pessoalmente e à sua carreira, bem como o modo de capitalizar as oportunidades que ela representa.