Porque será a nossa ligação com um cão muito mais intensa do que com qualquer outro animal?
Tendo como ponto de partida a história do seu cão, Benjy - um cão-guia para cegos que falhou nessa missão, mas ,em contrapartida, com uma infinita capacidade de amar -, o autor faz uma análise brilhante e inspiradora da relação única existente entre os cães e os seres humanos, da sua evolução conjunta e dos seus laços afectivos inigualáveis.
Há muito que Jeffrey Masson estuda as relações entre humanos e animais, tendo cedo se apercebido da existência de uma ligação especial com os cães. Nenhum outro animal nos ama como eles. E o sentimento é quase recíproco. Será possível que tenhamos desenvolvido a nossa capacidade de amar, sentir empatia ou compaixão graças à nossa longa associação com eles?
Com base em recentes estudos científicos e em face da mútua domesticação que foi ocorrendo ao longo de milhare de anos até a ponto em que hoje nos encontramos, o autor apresenta-nos, com sabedoria e profundidade, um livro siultaneamente sensível e provocador, que mudará a forma como pensamos o amor e os nossos amigos caninos.