Com actividades no final para testar os conhecimentos.
Prefácio de Alice Vieira
Ao historiador, ao investigador, ao estudante de História a nível superior pode não ter a mínima importância saber que o D. Sancho I foi o rei que mais filhos teve, ou que D. Afonso IV fez leis para impor um determinado número de pratos à mesa, ou que D. Afonso V nasceu e morreu na mesma vila, no mesmo palácio e no mesmo quarto - mas para uma criança pode fazer a diferença entre querer ler mais ou abandonar o livro com ar de quem não tem nada a ver com aquilo, bora lá mas é para a internet.
Nesta cronologia dos reis de Portugal encontra-se exactamente esse meio termo, onde o povo costuma dizer que está a virtude. Temos o desfile rigoroso de cada rei, com o que de mais impor¬tante aconteceu (e aqui entra a faceta de historiador de Sérgio Luís de Carvalho, a embarcar pouco em lendas…) e, não misturado com este texto rigoroso, algumas curiosidades que lhe garantem uma maior aproximação ao público mais jovem. […]
Não sendo obra de ficção, estes reis e rainhas de Portugal vão dar, certamente, muitas horas de leitura divertida às nossas crianças. Pelo menos vão ficar a saber que nós por cá também tivemos os nossos índios e os nossos cobóis e que, em matéria de espadeirada, ninguém nos leva a palma.