de Patrícia Furtado.
e com prefácio de Nuno Markl, Valter Hugo Mãe e Chef José Avillez.
No Café Patita — que também podia ser o Café João ou o Café Maria — simples não é sinonimo de banal, e ter imaginação é mais importante do que ter experiência. Este livro nasceu numa cozinha igual a tantas outras. Está repleto de receitas doces, que dispensam equipamentos especiais, técnicas complicadas ou ingredientes difíceis de encontrar. Ajuda-nos a fazer, sem esforço, sobremesas diferentes, bolos reconfortantes e doces divertidos.
As instruções são claras, as imagens fazem crescer água na boca e orientam a execução, os textos revelam as histórias à sua volta e incitam-nos a experimentar novas variantes e combinações… sem deixar a cozinha de pernas para o ar! Organizadas de acordo com as ocasiões a que se destinam, há receitas para quando não temos tempo nenhum, para quando nos apetece abusar um bocadinho, receitas mais exóticas ou mais saudáveis, para grandes festas e até para quando o chefe vai jantar lá a casa.
E sim, são todas doces. Se não exagerarmos, um doce feito em casa, com ingredientes de boa qualidade, deixa-nos sempre um bocadinho mais felizes. E isso também faz parte de sermos saudáveis.
“Este livro inteiro é uma colecção de poções mágicas que farão chegar às nossas mesas as mais simples e irresistíveis guloseimas.”
Valter Hugo Mãe
“O Café Patita, instituição que eu e outros amigos da Patrícia insistimos que deveria ter existência física, balcão, esplanada e tudo, tornou-se, de certa forma, uma realidade. Se seguirem com dedicação os passos que ela descreve nestas páginas, perceberão, logo ao fim da primeira receita que ousarem fazer, a mística de que se fala aqui.”
Nuno Markl