Qual é o lugar da etiqueta no mundo moderno? P. J. O'Rourke responde a esta e outras questões, como:
Será dormir com negros uma forma aceitável de luto? A gravata deve ser larga de modo a parecer que não se quer deixar cair sopa na camisa, ou fina, como fetuccini, podendo enrolar-se com o garfo? Sabia que uma das coisas mais distintas que se podem dizer quando se está prestes a bater a bota é: «Há um milhão de euros enterrado no quintal ao pé do, ao pé do, arrrrgh!»?
Para além de fornecer respostas, P. J. O'Rourke dá conselhos:
«Pensar é malcriado em todas as situações. A boa educação implica interacção com outros. Não se pode, por exemplo, pensar e ouvir ao mesmo tempo o que os outros estão a dizer. E o que os outros têm a dizer também não merece muito que se pense nisso; portanto, se você for apanhado a pensar, não tem mesmo desculpa. Em resultado desta indelicadeza do pensar, os pensadores são muitas vezes pessoas impopulares. Por exemplo, o casal Curie, que descobriu a radioactividade, embora fosse famoso, raramente era convidado para sair. Eram os dois muito pensativos. E também eram fluorescentes.»
Como se vê, um livro útil, sério, fundamentado e verdadeiramente imperdível!
PATRICK JAKE O'ROURKE é humorista político, jornalista e escritor norte-americano. Estudou na Johns Hopkins University e foi editor executivo da National Lampoon. Mais recentemente, colaborou com as publicações Playboy, Vanity Fair, Car and Driver e Rolling Stone. Segundo o programa informativo 60 Minutes, P. J. O'Rourke é o humorista vivo mais citado no Livro de Citações Humorísticas da Penguin.