Cartago, 264 a.C. As nuvens amontoam-se sobre a poderosa cidade africana fundada pelos fenícios. Roma, a orgulhosa metrópole italiana, tenta implantar-se na Sicília e ameaça as feitorias e o comércio cartagineses através do Mediterrâneo.
Amílcar Barca, jovem oficial oriundo de uma ilustre família cartaginesa, entra com paixão nessa luta para fazer triunfar a sua cidade. Secundado pelo seu amigo de infância, Juba, fogoso príncipe númida, e pelo seu preceptor, o sábio Épicide, percorreu o Mediterrâneo, de África à Sicília e à Espanha, fazendo uma guerra impiedosa a Roma. E, enquanto os mercenários resmungam e os sacerdotes reclamam sacrifícios humanos, Amílcar forja o seu destino. Entre o fragor da batalha, o barrito dos elefantes de combate e os clamores dos mercenários, ele escreve as páginas de uma epopeia à glória de Cartago.
Primeiro volume da trilogia dos Barca, Amílcar — o Leão das Areias, ressuscita o esplendor de Cartago e do mundo púnico. Mais do que um fresco histórico, este livro permite redescobrir uma civilização sedutora e fascinante.