Os objectivos de uma organização só são considerados significativos para os seus utilizadores, ao procurar propor procurar prestações "à medida". Para o conseguir, é necessário observar o comportamento dos utilizadores/beneficiários dos serviços que a organização presta, a fim de adaptar a sua oferta à evolução das necessidades destes utilizadores. Este desafio torna-se cada vez mais difícil, porque a sociedade está em constante mudança devido, sobretudo, aos progressos tecnológicos.
Avaliação e Qualidade das Organizações divide-se em cinco capítulos - Introdução, Avaliação, Qualidade, Análise do Valor e Conclusão.
Com esta publicação pretende-se atingir os seguintes objectivos:
• Verificar a importância da avaliação na melhoria das performances das organizações
• Reconhecer a Qualidade nos serviços que se prestam, quer se trate de um Serviço Público ou de uma organização privada.
• Aceitar a Análise do Valor como uma aliada de peso na vida das organizações.
• Reconhecer a importância do estilo de direcção de uma organização para a sua evolução e sobrevivência, considerando que o estilo de direcção de uma organização, seja ela de serviço público ou privado, mais ou menos centralizada e mais ou menos democrática, depende de vários factores, nomeadamente do tipo de organização, planeamento e tipo de controlo que se pretende.
Avaliação e Qualidade das Organizações pretende ser um contributo para os que estudam ou trabalham no âmbito desta matéria e para os que, de algum modo, se interessam por esta temática.