Três livros num só. A novela "Assim se Esvai a Vida" é uma sequência um tanto arbitrária de incidentes da resistência à ditadura salazarista em que personagens inventadas se mesclam com outras reais e onde as cenas eróticas, por vezes muito cruas, alternam com momentos poéticos, numa sarabanda original e inesperada.
Avultam as intentonas para derrubar o regime e a luta nas trevas, a par de visões da vida cultural e da autêntica revolução sexual provocada, em certos meios, pelo aparecimento da pílula anticoncepcional. Uma obra de ficção arrojada e fascinante.
Em "O Cornetim Encarnado", que separa esta novela dos contos da terceira parte, descansa o leitor da ilusão romanesca, lendo memórias avulsas, reflexões e poemas, um estimulante trabalho de metaliteratura em que o autor se expõe como nunca até hoje. Páginas provocatórias e outras até de sofrimento a nu.
De "Os Olhos do Demónio" e "Outros Contos" diremos que são talvez os melhores de Urbano Tavares Rodrigues, pela beleza e arrojo da escrita, pelo insólito dos temas e até pelo aparecimento de micronarrativas, novas na sua obra.