No período áureo da história da Índia, o autor do Kamasutra recebe no eremitério um jovem discípulo brâmane que pretende embarcar na sua primeira expedição ao prazer.
Introduzindo o rapaz nas artes do amor, o mestre conta-lhe a sua vida e descreve-lhe os acontecimentos que o tornaram uma autoridade em matéria de erotismo.
Contudo, as revelações e Vatsyayana são tão inesperadas para o pupilo como para os leitores actuais do famoso tratado.
A par do fascinante relato do guru, assistimos – ora divertidos, ora surpresos – a um autêntico jogo de espelhos: porque esta é a história do amadurecimento de um jovem aprendiz cheio de dúvidas que descobre, consternado, que a sua vida reflecte, afinal, perigosamente a experiência do asceta.
E este estreara-se precisamente com a mulher do seu guru...
O encontro de ambos é, assim, uma viagem cúmplice a um mundo palpitante e exótico onde, quando duas vidas se cruzam, o imprevisível não pode senão acontecer.
Com uma sensualidade e uma profundidade exemplares, Sudhir Kakar relata a história do homem que escreveu o ensaio sobre a sexualidade mais lido no mundo, aliando uma imaginação delirante à sabedoria erótica do Kamasutra.
O Asceta do Desejo explora o lado íntimo de reis, rainhas, cortesãs e gurus na busca da identidade sexual, sendo uma combinação genial de análise psicológica, rigor histórico e puro deleite.