«No século XX, tivemos o imenso privilégio de assistir a duas grandes revoluções na nossa representação física do mundo. [...] Acabámos por utilizar o termo "relatividade" para englobar a primeira destas revoluções e a expressão "teoria quântica" para incluir a segunda. [...] É particularmente notável que um único físico - Albert Einstein - tenha tido uma percepção tão extraordinariamente profunda da forma como a Natureza funciona, que isso lhe tenha permitido estabelecer os alicerces de ambas as revoluções do século XX no ano único de 1905.»
Extraído do prefácio de Roger Penrose, Professor Rouse Ball de Matemática da Universidade de Oxford
Depois de 1905, o annus mirabilis de Einstein, a física nunca mais voltaria a ser a mesma. Nesses doze meses, Einstein pôs em causa muitas e estimáveis convicções científicas em cinco artigos notáveis que fariam dele o maior físico do seu tempo. Pela primeira vez, este livro apresenta esses artigos num formato acessível. As notas introdutórias de John Satchel explicam a forma como os artigos surgiram e o seu significado histórico.
Estes artigos constituem uma leitura fascinante para qualquer físico, matemático ou astrofísico. Muito mais do que uma mera colecção de artigos científicos, este livro apresenta um trabalho que é um dos apogeus da capacidade de realização humana e que constitui um marco decisivo da história da ciência.