Aníbal Cavaco Silva nasceu em Boliqueime ( Loulé ) em Julho de 1939.
É licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras e doutourado em Economia pela Universidade de York ( Inglaterra ).
Foi investigador da Fundação Calouste Gulbenkian, director do Gabinete de Estudos do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional do Plano.
Aderiu ao Partido Social Democrata ( PSD ) logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 e foi ministro das Finanças e do Plano no Governo da Aliança Democrática, presidido por Francisco de Sá Carneiro.
Em Maio de 1985 foi eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD e, em Outubro seguinte, o PSD obteve, nas eleições de 1987, a maioria absoluta – um facto inédito na democracia portuguesa –, resultado que repetiu nas eleições de 1991.
Foi nomeado primeiro-ministro em Novembro de 1985, nas vésperas da adesão de Portugal às Comunidades Europeias, função que desempenhou durante dez anos.
É professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa e consultor do Banco de Portugal.