Análise de pontos de função (APF) é a técnica empregada para medir as funções fornecidas por um software ao usuário, independente da tecnologia utilizada na sua implementação. Este é o tema da obra.
Aborda a importância da medição em projetos de software, como utilizar a APF para gerenciar escopo de projetos de software e validação dos requisitos funcionais, APF como instrumento para suportar análise de produtividade e qualidade, aplicação da APF em estimativas, diretrizes para empregá-la em contratos de desenvolvimento de sistemas, preparação para o processo de certificação do IFPUG (com as novidades da versão 4.3 do manual), como contar os pontos de função de um sistema e muito mais.
A décima edição qualifica melhor os diferentes tipos de requisitos do usuário, fornecendo orientação prática para avaliar se um documento de requisito está claro e completo o suficiente para que a medição não necessite de assunção de premissas quanto a determinadas características do software entregue ou especificado atenderem a um requisito funcional ou não funcional. Foram revistos alguns gráficos para tornar a leitura mais agradável, bem como atualizados o valor do fator de ajuste e o posicionamento do IFPUG quanto a esse assunto, e como ele será tratado no exame de certificação. O capítulo 11 foi modelado para a versão 4.3.1 do CPM.