O cancro é, em Portugal, a segunda maior causa de morte, provocando todos os anos mais de 20 000 mortos. Sabemos que existem diversos factores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença (tabaco, álcool, poluição), mas um dos mais importantes e que mais hipóteses temos de controlar é aquele sobre o qual sabemos menos.
De acordo com os estudos que têm vindo a ser realizados um pouco por todo o mundo, cerca de 30% dos cancros são causados, de forma mais ou menos directa, pelos nossos péssimos hábitos alimentares. Ora, os alimentos ditos «anticancerígenos» ou «preventivos» que contêm grandes quantidades de antioxidantes e outros micronutrientes (vitaminas ou minerais) podem ajudar-nos a inverter a situação e a viver mais tempo. E é tão fácil!
Este livro permitir-lhe-á conhecer esses alimentos, compreender os seus efeitos sobre o corpo humano e o seu papel fundamental no combate daquele que tem sido considerado o flagelo dos séculos XX e XXI — o cancro —, para além de lhe apresentar saborosas receitas, nutritivas e fáceis de preparar.