Esta obra assinala a longa vivência enófila do autor, não só no território nacional, incluindo os Açores e a Madeira, mas também nas visitas profissionais, como jornalista especializado, a vinhas e adegas de países vários, designadamente na Bulgária, Chile, Espanha, França, Grécia e Itália.
O fascínio pelas vinhas, quintas, vinhos, provas e concursos e pelas confrarias e características do enoturismo, bem como o historial dos escanções e das actividades da vitivinicultura e da enologia, em franca ascensão no mundo agronómico, revelam-se esclarecedoras nas páginas deste livro.
Militante apaixonado, que frequentou cursos e teve experiências significativas em tantos e tantos encontros, degustações e repastos, na diversidade de territórios, aponta grande parte dos percursos que, com entusiasmo, efectuou de Norte a Sul e em nações da Europa e América.
O autor decidiu, inclusivamente, transcrever certos textos que publicou na Revista de Vinhos e em O Escanção, a propósito de circunstâncias várias, demonstrando, assim, o estado de espírito que determinadas situações de excelência lhe provocaram.