Escura ou clara, morena ou ruiva, transparente ou quase opaca, turva ou brilhante, borbulhante ou tranquila, adocicada ou amarga, com um aroma intenso ou floral, lager ou stout, dunkel ou rauchbier, pilsener ou bitter. Quem disse que a cerveja é toda igual?
A cerveja é a bebida mais consumida em Portugal. No entanto, e apesar deste dado concreto, a cerveja não tem boa fama. Existem muitos livros sobre vinhos, mas a cerveja é vista, simplesmente como um refrigerante com certa percentagem de álcool.
A ideia deste livro 99 cervejas + 1 ou como não morrer de sede no Inferno surgiu, como não poderia deixar de ser, à mesa de uma cervejaria. O autor, Francisco José Viegas adverte, desde logo que, é apenas um bebedor de cerveja e como tal seleccionou, entre um universo de milhares, 100 das suas cervejas preferidas. Saboreou-as, provou-as e avaliou-as. O resultado é este guia que o vai tornar num verdadeiro especialista em cervejas. Aqui pode aprender os princípios básicos para apreciar esta bebida e ficar a conhecer cervejas de todo o mundo que merecem ser experimentadas.
É que para além dos efeitos benéficos para a saúde estudados e comprovados, a cerveja tem um efeito tranquilizante e aumenta a produção da hormona da felicidade, ou nunca reparou naquele sorriso de placidez que o bebedor concede depois dos primeiros minutos de vitória sobre a sede?